SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Monitoramento do treinamento no basquetebol feminino juvenil: comparação da carga planejada pelo treinador com a carga percebida pelas atletasO método de treinamento com restrição de fluxo sanguíneo: percepção e análise crítica do processo metodológico e de sua utilização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107Xversión On-line ISSN 2182-2972

Resumen

SILVA, Bruno Cezar Barbosa; LEMOS, Jiddu Bastos; ARAUJO JUNIOR, Adenilson Targino de  y  SAAVEDRA, Francisco José Felix. Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.2, pp.302-306.  Epub 28-Nov-2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27715.

O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.

Palabras clave : jiu-jitsu; dinâmicas; lúdico; militar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )