SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Monitoramento do treinamento no basquetebol feminino juvenil: comparação da carga planejada pelo treinador com a carga percebida pelas atletasO método de treinamento com restrição de fluxo sanguíneo: percepção e análise crítica do processo metodológico e de sua utilização índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107Xversão On-line ISSN 2182-2972

Resumo

SILVA, Bruno Cezar Barbosa; LEMOS, Jiddu Bastos; ARAUJO JUNIOR, Adenilson Targino de  e  SAAVEDRA, Francisco José Felix. Prática lúdica como ferramenta auxiliadora de ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.2, pp.302-306.  Epub 28-Nov-2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27715.

O presente trabalho tem por objetivo investigar se a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu em ambiente militar. É um estudo qualitativo de caso, pois segue o modelo de pesquisa ação. Foram entrevistados 13 professores de Jiu-Jitsu com experiência de no mínimo 5 anos em docência de Jiu-Jitsu em ambiente militar. Após a aplicação de um questionário semiestruturado, o qual foi analisado de acordo com a técnica de análise do discurso, é possível concluir que a prática lúdica é uma ferramenta auxiliadora no ensino de jiu-jitsu, em ambiente militar, pois promove um ambiente de bem-estar positivo e integrador, estabelece uma comunicação mais direta e próxima entre o professor e o aluno, durante a aula.

Palavras-chave : jiu-jitsu; dinâmicas; lúdico; militar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )