SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Evolução histórica da participação do Brasil nos jogos paralímpicos de verãoThe effects of Transcranial Direct Current Stimulation on psychomotor performance of athletes: a systematic review and meta-analysis índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107Xversão On-line ISSN 2182-2972

Resumo

ANTUNES, Raul et al. Análise quantitativa e qualitativa de uma intervenção com jogos motores adaptados: Projeto “Jogamos Tudo, Brincamos Todos”. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.3, pp.449-457.  Epub 30-Set-2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27088.

O presente projeto piloto visa analisar o efeito de um programa de intervenção baseado em jogos lúdico-motores adaptados para crianças com deficiências sensoriais e físicas, com a duração de 5 semanas, em alunos do 1º e 4º anos de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, ao nível da perceção das crianças sem deficiência face aos pares com deficiência, nomeadamente no que diz respeito às atitudes de inclusão e à perceção de competências. Participaram 32 alunos, dos quais 15 são do género masculino e 17 do género feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Para a avaliação da implementação deste programa de inclusão inversa, recorremos a uma metodologia mista com a avaliação quantitativa realizada através de um questionário (em processo de validação) e a avaliação qualitativa com a realização de grupos focais. Os principais resultados revelam a existência de diferenças significativas, na dimensão da perceção de competências, entre os dois momentos de avaliação (pré e pós). A análise dos grupos focais também realçou a satisfação com o programa de atividades desenvolvido e perceção da pertinência do mesmo. De uma forma geral, conclui-se que o projeto permitiu aos participantes melhorarem a perceção relativa às competências e dificuldades de uma criança com deficiência, ficando mais conhecedores de estratégias (por exemplo jogos e brincadeiras) para incluir os pares com deficiência.

Palavras-chave : 1º CEB; jogos; inclusão inversa; perceção de competências; atitudes de inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )