SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Artistic-cultural perspectives in technical-professional training at UTFPR-BrazilContributions to the history of sport in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107XOn-line version ISSN 2182-2972

Abstract

FAZENDA, Tatiana Baltazar; CARVALHO, Pedro Guedes de  and  COSTA, Aldo Filipe Matos da. O que pensam os treinadores e assessores de comunicação sobre a importância dos media e o seu impacto no futebol profissional?. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.4, pp.519-529.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.26039.

O presente estudo teve como objetivo analisar a influência dos media no futebol profissional considerando a perceção dos treinadores e dos assessores de comunicação dos clubes. A amostra foi constituída por um grupo de cinco assessores de comunicação e sete treinadores de clubes portugueses de futebol de primeira e segunda Liga, aos quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. As respostas obtidas foram analisadas, utilizando uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram que os media posicionam-se como um importante fator de influência no desempenho dos jogadores dada não só, a massificação de informação e conteúdos desportivos como também, o processo de transformação que a comunicação desportiva atravessa. Por efeito inequívoco dos media, alguns treinadores relatam um ambiente de tensão em torno dos seus jogadores, o que tem conduzido à aplicação de estratégias psicológicas e comunicacionais capazes de motivar os seus atletas rumo à obtenção de sucesso. Contudo, é relevante a perceção dos entrevistados, sobre a importância de se manterem continuamente informados provocando, uma necessidade de um acompanhamento mais próximo. A realização de formação interna aos jogadores e treinadores de futebol profissional para obtenção de uma melhor eficácia da comunicação dos clubes foi uma solução apresentada. Constatamos, em suma, que os assessores de comunicação e os treinadores entrevistados consideram os media um fator relevante de influência sobre o futebol profissional, com potencial de provocar nas equipas, nomeadamente, estados de falta de confiança, coesão e tensão.

Keywords : media; futebol; treinadores; assessores de comunicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )