SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4The mediatisation of “racism”? Analysis from the representation of Marega, Webó and Diakhaby cases in the media coversFootball and communication: influence and fans, referee, players and coaches’ perceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107XOn-line version ISSN 2182-2972

Abstract

FONSECA, Daniela  and  MOTA, Elísio. As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.4, pp.548-560.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27840.

Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos essenciais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é propósito ainda do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.

Keywords : comunicação; futebol; estratégias; Futebol Clube do Porto.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )