SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4A mediatização do “racismo”? Análise a partir da representação dos casos Marega, Webó e Diakhaby nas primeiras páginas da imprensaFutebol e comunicação: influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107Xversión On-line ISSN 2182-2972

Resumen

FONSECA, Daniela  y  MOTA, Elísio. As estratégias de comunicação do Futebol Clube do Porto. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.4, pp.548-560.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27840.

Os gabinetes de comunicação dos clubes de futebol têm cada vez mais importância para o que ecoa nos media sobre as suas equipas. Este artigo tem, por isso, dois objetivos essenciais. Primeiro, pretende-se, através da revisão da literatura, perceber a importância da comunicação no desporto. Depois, é propósito ainda do texto perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais do Futebol Clube do Porto (FCP), a partir da perceção dos seus adeptos. Para cumprir estes objetivos, a análise recorre a técnicas de âmbito qualitativo e quantitativo, como entrevistas exploratórias a jornalistas e a elementos da comunicação do FCP e aplicação de um inquérito via questionário a uma amostra não probabilística por conveniência.

Palabras clave : comunicação; futebol; estratégias; Futebol Clube do Porto.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )