SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4As estratégias de comunicação do Futebol Clube do PortoO doping esportivo na mídia: uma revisão sistemática da literatura sobre dopagem no contexto das teorias de agendamento e enquadramento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107Xversão On-line ISSN 2182-2972

Resumo

QUINTELA, José Lemos. Futebol e comunicação: influência e as percepções de adeptos, árbitros, jogadores e treinadores. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.4, pp.561-582.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.28315.

O futebol é mais do que um jogo onde a comunicação desempenha um papel de grande centralidade. Tendo por objectivo perceber a influência da comunicação dos clubes e dos diversos stakeholders sobre os árbitros, os jogadores e os treinadores versus a percepção dos adeptos, fizemos uso de uma abordagem qualitativa e quantitativa, partindo de uma revisão da literatura, seguida de uma análise documental e a aplicação de quatro questionários on-line a adeptos, a árbitros, a jogadores e a treinadores, como instrumentos de recolha de dados. Os dados foram tratados e analisados através de leituras flutuantes de artigos da imprensa e da análise estatística dos questionários. Conclui-se que a comunicação influencia os protagonistas do fenómeno futebolísco, não sendo possível, contudo, determinar em que sentido essa influência se manifesta. Verifica-se ainda que as percepções dos adeptos diferem quanto à influência que atribuem à comunicação face áquela que os próprios árbitros, jogadores e treinadores reconhessem ter sobre eles.

Palavras-chave : comunicação; futebol; influência; público; percepção; stakeholder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )