SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Football and communication: influence and fans, referee, players and coaches’ perceptionsMusic, rhythmic gymnastics and expressiveness: an artistic performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107XOn-line version ISSN 2182-2972

Abstract

MATARUNA, Andressa Fontes Guimaraes. O doping esportivo na mídia: uma revisão sistemática da literatura sobre dopagem no contexto das teorias de agendamento e enquadramento. Motri. [online]. 2022, vol.18, n.4, pp.583-589.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.25422.

Notícias e reportagens sobre casos de doping esportivo são frequentes no discurso midiático de vários países, e se tornam mais proeminentes nos anos em que os Jogos Olímpicos ou outros megaeventos esportivos acontecem. Este artigo realiza um estudo sobre como as publicações acadêmicas enfocam a temática da dopagem e a cobertura da mídia, que por sua vez exerce influência na opinião pública. Uma revisão sistemática foi realizada em artigos publicados entre 2000 e 2021 com o foco em identificar de que forma as notícias sobre doping foram enquadradas ou usadas para definir agendas na cobertura da mídia. O resultado da revisão sistemática da literatura aponta para 1.152 trabalhos encontrados, dos quais foram estratificados 27 artigos envolvendo dopagem e as teorias elencadas, sendo estes 10 eliminados por repetição. Identificou-se que as publicações sobre esta temática se intensificaram após 2010 com a predominância em pesquisas qualitativas, que envolvem a mídia americana, além do conteúdo explorado ser dominante em formatos de jornais impressos. Constata-se uma dependência de pesquisas sobre a mídia americana, que afeta a questão da imparcialidade, uma vez que determinada notícia é analisada através do ponto de vista de apenas um país. Portanto, argumenta-se sobre a necessidade de produção de futuros estudos envolvendo outros meios de comunicação, tendo em vista a pluralidade de canais disponíveis, bem como uma oportunidade de comparar o conteúdo selecionado e publicado sobre dopagem em outros países.

Keywords : doping; teorias da comunicação de massa; jornalismo esportivo.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )