SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1The use of control group in the sports science research: the ethical challengePerfil de lesões musculoesqueléticas entre jovens praticantes de futebol índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

TOUGUINHO, Deborah; ROBALINHO, Maria; ANDRADE, Caique  e  VASCONCELLOS, Fabricio. A influência das distâncias viajadas nos indicadores de performance das equipes do campeonato brasileiro série A nas temporadas 2015-2019. Motri. [online]. 2023, vol.19, n.1, pp.12-21.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.26867.

O presente estudo apresenta os seguintes objetivos: i) verificar os indicadores de performance das equipes do Campeonato Brasileiro Série A dos anos de 2015 a 2019 em relação às distâncias viajadas para as partidas; ii) comparar a pontuação conquistada por partida de acordo com a qualidade do adversário e distância viajada. A amostra analisada consiste em todos os jogos do Campeonato Brasileiro série A de 2015 a 2019. Os dados foram coletados no site InStatScout (InStat Limited, Limerick, Irlanda), foi utilizado o site da CBF para consultar o local da partida e a qualidade das equipes (CBF). As distâncias viajadas em linha reta foram calculadas em um site especializado (Cidade Mapa). Os resultados demonstraram que as equipes que não viajaram apresentaram melhores índices de desempenho ofensivos e defensivos (p< 0.001) e maior pontuação por partida (p< 0.001). As equipes que fizeram viagens muito longas (> 1.000 km) apresentaram maiores déficits nos índices de desempenho (p< 0.001). As equipes ganharam menos pontos por partida quando enfrentaram adversários de alta qualidade (p< 0.001) e, parece que essa pontuação diminuiu ainda mais com viagens muito longas (p< 0.001). Assim, a logística de viagem parece ser fundamental e pode ser mais um fator a ser considerado pelas comissões técnicas ao planejar as cargas de treinamento e as estratégias para os jogos.

Palavras-chave : viagem; desempenho; qualidade; pontuação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )