SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1The drag coefficient variations across different speeds in able-bodied, transradial and transtibial amputee cyclists by numerical simulationsWhat pacing is used by the best swimmers in the 200m freestyle? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

CIRILLO, Everton Luis Rodrigues et al. As relações entre a composição corporal, ângulo de fase da bioimpedância e força em adolescentes atletas paranaenses. Motri. [online]. 2023, vol.19, n.1, pp.84-92.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.27834.

A bioimpedância fornece dados do ângulo de fase, sendo utilizado para monitorar atletas. A força e a potência musculares são características fisiológicas/motoras importantes nos esportes que envolvem movimentos intensos. O objetivo deste estudo foi verificar relações entre a composição corporal, o ângulo de fase e a força de membros superiores/inferiores em atletas adolescentes de diferentes esportes. A amostra foi constituída por 473 atletas (Masculino: 285 e Feminino: 188), com idade média de 16.4+ 1.2 anos. A estatística adotada foi Análise das Componentes Principais, com grupos de análise formados como Geral, Masculino e Feminino. Os testes de Kaiser-Meyer-Olkin e Bartlett´s (p< 0,01) apresentaram-se como bons resultados para seguir com a Análise das Componentes Principais. O total de variância mostrou que a formação das componentes foi de três componentes para Geral, quatro para Masculino e cinco para Feminino, onde, a variância explicada pelas Análise das Componentes Principais em cada grupo foi de 73.9, 78.7 e 83.1% respectivamente. O ângulo de fase é uma variável relativamente nova ao avaliar o contexto desportivo, mostrando-se importante no monitoramento da condição física de atletas adolescentes, onde nas atividades que são solicitadas uma condição muscular mais vantajosa faz-se presente quando se aumenta a massa muscular, onde além de possuir boa relação com a força, também se relaciona com as variáveis de composição corporal e da bioimpedância.

Palabras clave : esportes juvenis; desempenho atlético; bioimpedância; salto vertical; preensão manual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )