SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2The association of the step duration in an incremental protocol in the rower ergometer and the maximal lactate steady state intensityGestão do desporto nas autarquias locais:uma análise conceptual sobre empresas municipais de desporto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

SILVA, Fabiano et al. O alongamento estático de curta duração não afeta o equilíbrio ou o desempenho no treinamento de força em adultos jovens. Motri. [online]. 2023, vol.19, n.2, pp.171-179.  Epub 30-Oct-2023. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.28153.

Há insuficiência de evidências acerca dos efeitos agudos do alongamento estático de curta duração sobre o equilíbrio corporal e volume de treino no treinamento de força. Assim, objetivou-se investigar o efeito agudo de diferentes tempos de alongamento estático no desempenho e no equilíbrio de jovens fisicamente ativos, durante o treinamento de força. Participaram 10 indivíduos do sexo masculino, fisicamente ativos, com 21,5± 2,12 anos. O experimento ocorreu ao longo de sete sessões. Nas três primeiras foi realizada a familiarização e o teste e reteste de 10 repetições máximas e de equilíbrio, através do Star Excursion Balance Test. Da 4ᵃ a 7ᵃ sessão utilizou-se alongamentos de 0, 5, 10 ou 15 segundos, de forma randomizada. Os resultados mostraram que não houve diferenças estatisticamente significativas entre os volumes de alongamento. Conclui-se que não houve redução no número de repetições com a carga de 10RM e nas distâncias alcançadas no teste de equilíbrio, quando precedidos por alongamento estático. O alongamento estático em intensidade moderada e duração de até 15 segundos, não afetou o desempenho tampouco o equilíbrio de jovens fisicamente ativos. Ademais, não há diferença entre alongar 5, 10 ou 15 segundos para as respostas agudas de força e equilíbrio mencionadas.

Palabras clave : treinamento de força; alongamento estático; equilíbrio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )