SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Gestão do desporto nas autarquias locais:uma análise conceptual sobre empresas municipais de desportoCorrelação entre variáveis antropométricas e o desempenho físico em bombeiros guarda vidas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

ANTUNES, Raul et al. Exercício físico, bem-estar subjetivo, qualidade de vida e sintomatologia depressiva e ansiosa numa amostra de idosos portugueses. Motri. [online]. 2023, vol.19, n.2, pp.190-197.  Epub 30-Oct-2023. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.28728.

A preocupação com a qualidade de vida, bem-estar e saúde mental dos idosos tem sido evidente na literatura, assumindo a prática regular de exercício físico um papel fundamental na sua promoção, especialmente tendo em conta o envelhecimento demográfico a que temos assistido. O objetivo deste estudo foi caracterizar os níveis de bem-estar subjetivo (satisfação com a vida e afeto positivo e negativo), qualidade de vida e sintomatologia depressiva e ansiosa numa amostra de idosos portugueses, incluindo uma análise comparativa destas variáveis em função da frequência semanal de prática de Exercício Físico. Foram ainda analisadas as associações entre as variáveis. Para tal, recorreu-se a uma amostra de 92 idosos portugueses (76,55± 9.73 anos), 26 (28,3%) do sexo masculino e 66 (71,7%) do sexo feminino. Foram utilizadas as versões portuguesas da “SWLS”, do “PANAS”, bem da “HADS” e da “EUROHIS-QOL-8”. Os principais resultados revelaram a existência de diferenças significativas na variável afeto positivo (p= 0,01) (idosos que não praticavam exercício físico com valores mais reduzidos) e na variável sintomatologia depressiva (p= 0,01) (idosos com maior frequência de prática de exercício físico com menor sintomatologia depressiva). Destacam-se ainda as associações entre as variáveis em estudo (bem-estar, qualidade de vida e sintomatologia depressiva e ansiosa). Este estudo parece assim dar um importante contributo na compreensão do papel da prática regular de exercício físico, não apenas para a saúde física do idoso, mas também para o seu bem-estar e sintomatologia depressiva e ansiosa.

Palabras clave : envelhecimento; exercício físico; bem-estar subjetivo; sintomatologia ansiosa e depressiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )