SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Exercício físico, bem-estar subjetivo, qualidade de vida e sintomatologia depressiva e ansiosa numa amostra de idosos portuguesesBioimpedance phase angle and muscle strength performance in young male volleyball athletes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

MELLO, Ricardo Castro Ferreira de et al. Correlação entre variáveis antropométricas e o desempenho físico em bombeiros guarda vidas. Motri. [online]. 2023, vol.19, n.2, pp.198-204.  Epub 30-Out-2023. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.29357.

Algumas evidências mostram que militares, dentre eles os bombeiros guarda-vidas, com elevados níveis de aptidão física podem ser capazes de executar suas tarefas laborais com maior eficiência e tomar as melhores decisões. O objetivo do presente trabalho foi investigar a correlação entre variáveis antropométricas e desempenho físico, em bombeiros guarda-vidas. A amostra foi composta por 105 homens, bombeiros guarda-vidas do corpo de bombeiros militares do estado do Rio de Janeiro. Foram observadas correlações positivas entre perímetro do abdômen e tempo no sprint de 20 metros, tempo no zig zag COD, tempo total no Running Anaerobic Sprint Test; entre relação cintura quadril e tempo no sprint de 20 metros, tempo total no Running Anaerobic Sprint Test. Além do mais, foram observadas correlações negativas entre perímetro do abdômen e velocidade no sprint de 20 metros, velocidade no zig zag COD; entre relação cintura quadril e velocidade no sprint de 20 metros. Entretanto, não foram observadas correlações entre perímetro do abdômen e índice de fadiga; entre relação cintura quadril e tempo e velocidade no zig zag COD, índice de fadiga. Verifica-se que, em bombeiros guarda-vidas, elevados escores de circunferência abdominal e relação cintura quadril influenciam, de forma negativa, no desempenho físico.

Palavras-chave : guarda-vidas; afogamento; velocidade; mudança de direção; capacidade de realizar sprints repetidos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )