SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Os desafios do profissional de educação física para trabalhar com a pessoa com deficiência, durante a pandemia Covid-19Carga viral, linfócitos Cd4+ e qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV em uso de terapia antirretroviral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Motricidade

versión impresa ISSN 1646-107X

Resumen

ARAUJO-GOMES, Rafaela Cristina et al. Efeitos do treinamento de força muscular, aeróbico e de resistência muscular sobre a autonomia funcional e qualidade de vida de idosos. Motri. [online]. 2023, vol.19, n.3, pp.261-270.  Epub 21-Mar-2024. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.31487.

Este estudo comparou o treinamento de força, treinamento aeróbico e treinamento de resistência muscular, sobre a autonomia funcional e qualidade de vida de idosos. Participaram 133 sujeitos, divididos em quatro grupos, realizaram 16 semanas de treinamento de força, resistência muscular e aeróbico, além do grupo controle que não realizou nenhuma prática. Para avaliar a autonomia funcional foi utilizado o protocolo GDLAM e para qualidade de vida o questionário WHOQOL-OLD. Após a análise dos resultados, verificou-se que, apesar dos efeitos positivos para todos os grupos experimentais, o grupo força se mostrou mais eficiente na diminuição do tempo para execução dos testes da autonomia funcional (Δ% −22.5876, p< 0,0001). Para a qualidade de vida o mesmo grupo apresentou uma diferença significativa para o domínio 6 que trata da intimidade, elevando então a qualidade de vida geral dos indivíduos (Δ% 11.96531, p< 0,0001). Conclui-se que o treinamento de força apresentou maior índice de melhora na autonomia funcional e qualidade de vida dos idosos. Todavia seria imprudente descartar os efeitos positivos proporcionados pelos demais treinamentos analisados. Neste sentido, os achados deste estudo reforçam a prática regular e orientada de exercícios físicos de diferentes tipos para os idosos, sendo ferramenta importante e decisiva na manutenção e melhora das múltiplas variáveis de saúde.

Palabras clave : idoso; treinamento de força; treino aeróbico; desempenho físico funcional; qualidade de vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )