19 3Effects of water immersion on cardiac responses in people living with HIV at rest and during exerciseEffect of 15 consecutive HIIT sessions on the redox State in Wistar rats 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Motricidade

 ISSN 1646-107X

PEREIRA-BEZERRA, Jani Cleria et al. Estresse na qualidade de vida de mulheres com câncer de mama em distintos níveis de atividade física. []. , 19, 3, pp.297-305.   21--2024. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.31532.

Este estudo analisou a relação entre o nível de estresse e a qualidade de vida de mulheres com câncer de mama, considerando distintos níveis de atividade física. Participaram da pesquisa 54 mulheres, entre 20 e 59 anos de idade, que estavam em tratamento ou que haviam terminado tratamento no período de 24 meses, oriundas do Centro de Saúde Integrativa da cidade do Rio de janeiro/RJ. Foram avaliados o nível de atividade física, o nível de estresse a qualidade de vida. A análise dos dados foi efetuada por meio da estatística descritiva e da estatística inferencial, com testes para avaliação das qualidades paramétricas das variáveis, além de testes para comparação de médias e de associação. As participantes apresentaram um nível de atividade física entre muito ativa e inativa, onde a metade das mulheres entrevistadas apresentaram o quadro de inatividade física. Em relação ao nível de estresse, as mulheres obtiveram uma média na escala de 19,0± 3,6 e 18,5± 4,0 independentemente do nível de atividade física. Os escores de estresse e qualidade de vida não foram alterados pelo nível de atividade física. Conclusão: As mulheres com câncer de mama apresentaram os sintomas do estresse elevados, característica frequente em consequência dos sintomas da patologia e exposição ao tratamento. Faz-se necessário, portanto, que sejam incorporadas mudanças no estilo de vida objetivando a redução do estresse e, consequentemente, uma melhora na QV.

: estresse; qualidade de vida; neoplasias da mama; atividade física.

        ·     · |     · ( pdf )