SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Hypotensive effects and physiological mechanisms after a concurrent training session and playful activity in people living with HIVDouble task exercises in balance, functional autonomy and mobility of the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

SANTANA, Valéria Soares de Jesus et al. Estudo comparativo da autonomia funcional em idosas fisicamente ativas e sedentárias. Motri. [online]. 2023, vol.19, n.3, pp.325-330.  Epub Mar 21, 2024. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.31539.

O objetivo do presente estudo foi comparar a autonomia funcional entre idosas sedentárias e idosas fisicamente ativas. Para este estudo qualitativo, a amostra foi dividida em grupo de sedentárias (GS; n= 28, idade 67,64± 7,73) e grupo de idosas fisicamente ativas (GFA; n= 28, idade 68,64± 8,40). A autonomia funcional foi avaliada através dos testes do Grupo de Desenvolvimento Latino-Americano para a Maturidade (GDLAM), composto de: caminhar 10m (C10m), levantar-se da posição sentada (LPS), levantar-se da posição de decúbito ventral (LPDV), levantar-se da cadeira e locomover-se pela casa (LCLC), teste de vestir e tirar uma camiseta (VTC) e o índice GDLAM. Na correlação dos grupos com os testes realizados, pôde-se observar que o GFA apresentou melhores valores nos testes do que o GS e que existiu diferença significativa (p< 0,05) entre os dois grupos nos testes de C10m, LPS, LPDV, LCLC e IG. Pode-se depreender que o GFA apresentou melhor nível de autonomia funcional quando comparado com o GS, corroborando com as recomendações científicas acerca dos efeitos benéficos da atividade física sobre a capacidade funcional.

Keywords : autonomia funcional; sedentárias; fisicamente ativas; idosas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )