SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Análise comparativa da mensuração do eixo anatómico do joelhoSíndrome do tunel cárpico bilateral em criança com mucopolissacaridose tipo VI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versión impresa ISSN 1646-2122

Resumen

AZEVEDO, Maria; CASTRO, Ana  y  RUVINA, Maria. Polirradiculite por Herpes Zoster: Uma invulgar causa de monoparésia. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2012, vol.20, n.1, pp.87-92. ISSN 1646-2122.

O Herpes Zoster ou Zona é causado pelo Vírus Varicela Zoster e caracteriza-se por uma erupção cutânea vesicular, unilateral, dolorosa e geralmente restrita a um dermátomo. Resulta da reativação do vírus após latência no gânglio da raiz dorsal da medula que em escassos casos pode provocar simultaneamente défice motor e atrofia muscular no miótomo correspondente ao dermátomo atingido. Os autores apresentam o caso de um doente com polirradiculite por Herpes Zoster no território de C5-C8, com subsequente deteção de infeção pelo Vírus da Himunodeficiência Humana. O reconhecimento do Herpes Zoster como uma causa de défice motor agudo do membro superior é importante para evitar intervenções desnecessárias e permitir a otimização atempada do tratamento, com melhoria do prognóstico e redução dos custos e complicações.

Palabras clave : zona; Herpes Zoster; vírus varicela zoster; infeção por VIH; polirradiculopatia; radiculite patologia da raiz nervosa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons