SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Escoliose degenerativaRutura maciça da coifa dos rotadores: Soluções? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versión impresa ISSN 1646-2122

Resumen

NUNES, Bernardo  y  GUTIERRES, Manuel. Indicações para a abordagem cirúrgica da instabilidade anterior do ombro. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp.285-295. ISSN 1646-2122.

A Instabilidade Anterior do Ombro é uma lesão frequente e potencialmente incapacitante. Este trabalho visa compilar informação atualizada sobre a abordagem terapêutica desta patologia, visto que se trata de uma permanente fonte de controvérsia. Os avanços da artroscopia permitiram uma abordagem cirúrgica mini-invasiva, inicialmente apenas com o recurso à técnica de Bankart. Quando aplicada em pacientes com indicações precisas, apresenta taxas de recorrência relativamente baixas. Para a sistematização destas indicações, foi proposto o Instability and Severity Index Score (ISIS) que integra parâmetros como a idade, tipo de atividade desportiva, hiperlaxidex articular, assim como de lesões ósseas glenoidais ou umerais significativas. Um score <4 é habitualmente considerado como um valor limite para a utilização desta técnica, sendo no entanto possível, adicionar técnicas de plicatura ou capsulorrafia, com a finalidade de melhorar os resultados em casos selecionados. Sendo assim, as técnicas de transferência da coracoide (como o Bristow-Latarjet), realizadas por via aberta ou artroscópica, continuam a ter um papel fundamental na maioria das situações onde a reconstrução anatómica não é suficiente para assegurar a prevenção desta recorrência. Este trabalho realça a importância da seleção rigorosa da abordagem adequada a cada paciente de acordo com critérios clínicos e imagiológicos, em consonância com a diferenciação técnica do cirurgião. Mais do que uma opção entre cirurgia aberta vs artroscópica, a principal questão que se coloca é a decisão entre cirurgia de reconstrução anatómica das partes moles e as técnicas de batente ósseo. Não obstante, esta área carece de estudos mais homogéneos que permitam a comparação direta e a realização de meta-análises com maior acuidade.

Palabras clave : Luxação anterior do ombro; instabilidade anterior do ombro; reconstrução capsulolabral; Bankart; artroscopia; Bristow-Latarjet; indicações cirúrgicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons