SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Correlação funcional e ecográfica no tratamento cirúrgico da coifa dos rotadores com seguimento superior a 5 anosVia anterior directa na artroplastia da anca: Técnica cirúrgica e resultados preliminares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

Print version ISSN 1646-2122

Abstract

SILVERIO, Sílvia. Estudo retrospetivo de lesões tumorais do punho e mão. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.57-66. ISSN 1646-2122.

Objectivos: Realizar um estudo retrospectivo dos tumores do punho e mão da Unidade de Cirurgia da Mão e comparar os resultados com os existentes na literatura. Material e Métodos: Estudo retrospectivo realizado a partir dos diagnósticos de uma base de dados da Unidade no período de 2000 a 2009. Foram excluídos quistos sinoviais, bossas cárpicas e tofos gotosos por decisão dos autores. Os processos consultados foram analisados com base nos parâmetros: sexo; idade; diagnóstico; benignidade/ malignidade; primário secundário; origem (óssea, cutânea , vascular, nervosa); localização; clínica; tipo de cirurgia; evolução. A maioria dos diagnósticos foi confirmada por exame anatomo-patológico. Resultados: Obtivemos um número total de 65 tumores em 65 doentes estudados. Idade média de 49,6 anos; 42 casos do sexo feminino; 55,4% de tumores de tecidos moles (n:36); 44,6% de tumores ósseos (n:29); 1 caso (1,5%) de tumor ósseo maligno. Conclusões: Os resultados encontrados são semelhantes aos descritos na literatura. Os trabalhos existentes sobre tumores da mão são escassos, especialmente em relação aos mais raros, e na maioria dos casos não apresentam um seguimento a longo prazo que permita estabelecer uma orientação de tratamento. Devida à raridade dos tumores malignos, um especialista, na sua prática clínica, acaba por ter experiência limitada. Se a este facto se juntar um quadro clínico inicial pouco específico, será o suficiente para explicar a elevada percentagem de erros no seu diagnóstico numa fase inicial.

Keywords : Tumor; encondroma; osteocondroma; tumor desmóide; quisto ósseo aneurismático; tumor de células gigantes tenossinoviais; tumor glómico; punho; mão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License