SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Versão Portuguesa do American Shoulder and Elbow Surgeons Standardized Shoulder Assessment Form (ASES)Piomiosite pélvica em idade pediátrica: uma série de casos clínicos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versão impressa ISSN 1646-2122

Resumo

DURAO, Carlos Henriques  e  LUCAS, Francisco Manuel. Interpretação das lesões ortopédicas dos ocupantes dos veículos na reconstrução forense dos acidentes de viação. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp.298-309. ISSN 1646-2122.

Os acidentes de viação são a principal causa de morte violenta. As sequelas que daí resultam na população jovem e economicamente ativa em países desenvolvidos podem ser comparados com países em guerra. Apenas uma pequena percentagem dos acidentes são originados por falhas do veículo ou por condições adversas1,2. A grande maioria dos acidentes são causados por imprudência, negligência, imperícia de condutores ou peões, consumo de álcool e outras substâncias estupefacientes, o que torna a reconstrução dos acidentes um ponto fulcral, na investigação e prevenção de novos acidentes. A identificação do condutor é determinante para esclarecer as causas do acidente. Não raras vezes e por inúmeras razões (consumo de álcool, estupefacientes, falta de habilitação), podem surgir dúvidas, dentre os ocupantes do veículo quem de fato era o condutor e se usava ou não o cinto se segurança. O exame do veículo pode revelar determinados danos relacionados com o impacto da vítima com as estruturas internas do veículo. A colheita de amostras e manchas de sangue fornece material biológico para estudo do DNA que serve de comparação entre o local e o contacto com a vítima.

Palavras-chave : lesões por acidentes de viação; reconstrução dos acidentes; medicina legal; traumatologia forense; dano corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons