SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Cimentoplastia Vertebral: As controvérsias e o futuroAloenxertos ósseos granulados esponjosos criopreservados na revisão do componente acetabular de artroplastias da anca índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versión impresa ISSN 1646-2122versión On-line ISSN 1646-2939

Resumen

BARROS, Antônio A. G. et al. Impacto Extra-Articular do Quadril. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.140-150. ISSN 1646-2122.

Introdução: O impacto extra-articular do quadril envolve um grupo de lesões reconhecidas apenas recentemente, comumente subdiagnosticadas e pouco compreendidas por muitos especialistas da área ortopédica. Porém, são lesões capazes de levar a dor e declínio funcional importante nos pacientes acometidos. O correto diagnóstico dessas condições é fundamental. Envolve a necessidade de um conhecimento adequado de sua patogênese e avaliação clínica através de manobras do exame físico específicas, assim como correta interpretação dos exames de imagem. Objetivo: Atualizar profissionais médicos, fisioterapeutas, educadores físicos ou quaisquer outros que trabalhem em contato direto com os pacientes acometidos. Material e métodos: Foi realizado uma revisão da literatura nas bases de dados PubMed e Birene/Lilacs a respeito da anatomia, patogênese, achados clínicos, exames de imagem e tratamento das principais causas descritas de impacto extra-articular do quadril. Resultados: As síndromes de impacto extra-articular mais citadas na literatura são os impactos isquiofemoral, subespinhal, pélvico trocantérico e o do iliopsoas. Essas síndromes são condições dinâmicas e o diagnóstico deve ser feito observando a presença de alterações anatômicas, exame clínico positivo e confirmação por exame de imagem ou achado intra-operatório. Por serem lesões com baixa prevalência relatada, existem poucas evidências a respeito dessas condições e mais estudos são necessários. Conclusão: O conhecimento das síndromes de impacto extra-articular do quadril é essencial na avaliação de pacientes com dor no quadril e deve fazer parte do diagnóstico diferencial.

Palabras clave : Dor no quadril; Impacto extra-articular do quadril; Impacto isquiofemoral; Impacto subespinhal; Impacto pélvico trocantérico; Impacto do Iliopsoas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons