SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Volumoso quisto acromioclavicular como apresentação invulgar de rotura massiva da coifa dos rotadoresFratura-avulsão do grande tuberosidade do úmero com lesão da coifa num atleta adolescente: Um padrão lesional raro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versión impresa ISSN 1646-2122versión On-line ISSN 1646-2939

Resumen

BRANCO, Pedro Martins; MARQUES, Tiago Paiva; PIRES, Luís  y  ALONSO, Raúl. Fixação percutânea da fractura da glenóide com apoio artroscópico, em disrupção tripla do complexo suspensor superior do ombro. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.267-275. ISSN 1646-2122.

O complexo suspensor superior do ombro é um anel constituído por estruturas ósseas e ligamentares, que permite uma relação estável entre o membro superior e o esqueleto axial. Existe uma multiplicidade de combinações de estruturas envolvidas nas suas disrupções. Quando isoladas, as lesões do complexo suspensor superior do ombro são geralmente minimamente descoaptadas e podem ser tratadas de forma conservadora; contudo, quando está presente uma disrupção em dois ou mais pontos, a sua integridade e estabilidade ficam comprometidas. Nas disrupções duplas, o tratamento cirúrgico consiste na redução e estabilização de pelo menos uma das lesões, e nas triplas de pelo menos duas. Os autores apresentam o caso clínico de um doente com uma fractura rara da glenóide - Ideberg tipo III - associada a uma fractura da espinha da escápula e a uma luxação acromioclavicular, ocorrido após um acidente de motociclo. Disrupções triplas envolvendo fracturas da espinha da escápula - como o caso que apresentamos - são as mais raras, havendo apenas 3 casos publicados na literatura. O diagnóstico desta lesão foi feito com radiografia convencional e tomografia computorizada com reconstrução tridimensional. O tratamento consistiu em osteossíntese da fractura da glenóide de forma percutânea com parafusos canulados, com apoio artroscópico, e osteossíntese da fractura da espinha da escápula com placa de reconstrução.

Palabras clave : escápula; fixação de fractura; lesões do ombro; ombro; fracturas do ombro; articulação acromioclavicular; artroscopia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons