SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Tourism dependence and host community perceptions: Notes on the social exchange theoryCaracteristicas e significado do “value-based method” para a medição quantitativa da competitividade no turismo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

FERREIRA, João M.  e  ESTEVAO, Cristina M. S.. Competitividade regional de um cluster de turismo: uma proposta de modelo conceptual. Encontros Científicos [online]. 2009, n.5, pp.37-51. ISSN 1646-2408.

O turismo caracteriza-se por ser um sector que se tem destacado, como uma das actividades com maior potencial de expansão em escala mundial. Pelo seu potencial de crescimento e por ser um produto que só pode ser consumido in loco, o turismo assume um papel de destaque como estratégia de desenvolvimento local. Neste contexto a procura pela competitividade é uma das preocupações centrais das empresas de todo o mundo. Sendo os clusters uma ferramenta competente no desempenho das empresas, no desenvolvimento regional e na competitividade dos países é importante analisar-se o seu potencial no sector do turismo. O objectivo deste artigo é o de apresentar um modelo conceptual teórico no sentido de verificar de que forma um cluster do turismo estimula a sua competitividade regional.

Palavras-chave : Cluster; Turismo; Desenvolvimento Regional; Competitividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )