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Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

STATEV, Ventsislav. Caracteristicas e significado do “value-based method” para a medição quantitativa da competitividade no turismo. Encontros Científicos [online]. 2009, n.5, pp.52-64. ISSN 1646-2408.

Na estimativa dos lucros esperados, os gestores de pequenas e médias empresas deveriam ter em conta não apenas a competitividade da empresa mas também, entre outros aspectos, a competitividade regional e a competitividade do país enquanto destino turístico. Os investigadores búlgaros estão não só melhorando os modelos existentes, mas ao mesmo tempo desenvolvendo os seus próprios modelos originais em consequência da análise do desenvolvimento do sector turístico nas condições actuais na Bulgária. O presente artigo tem por objectivo chamar a atenção para três modelos búlgaros de competitividade, que incluem as principais secções da análise da competitividade (modelo 1: nível regional, modelo 2: nível municipal, modelo 3: nível da empresa). Os modelos antecedentes abrangem tanto a análise dos indicadores quantitativos, como a análise dos indicadores de qualidade ou a análise de ambos, ou seja, dos indicadores de quantidade e de qualidade. A aplicação dos modelos resulta na definição dos indicadores gerais de comparação da competitividade. O artigo concentra-se nas probabilidades de inclusão da medição do peso de cada um dos indicadores quantitativos através da aplicação do método baseado no valor (value-based method) para a medição dos indicadores comparativos gerais considerando igualmente os indicadores quantitativos. Uma comparação computacional dos dados estatísticos do modelo de Marinov, baseada em ambas as aplicações e na exclusão do método baseado no valor, é fornecida como exemplo ilustrativo.

Palavras-chave : Competitividade; Modelos; Indicadores Quantitativos; Turismo; Método Baseado no Valor.

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