SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Multinacionais de Obras Públicas na América LatinaDeterminantes Estratégicos y Factores de Gestión Relacionados con la Industria de Defensa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 1646-2408

Resumen

CORDEIRO, João Pedro. Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel. Encontros Científicos [online]. 2009, n.5, pp.146-164. ISSN 1646-2408.

Com este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra  é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.

Palabras clave : Estratégias Empresariais; Formação; Carreiras; Sector de Componentes para Automóvel.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )