Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Similares em SciELO
Compartilhar
Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 1646-2408
Resumo
CORDEIRO, João Pedro. Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel. Encontros Científicos [online]. 2009, n.5, pp.146-164. ISSN 1646-2408.
Com este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.
Palavras-chave : Estratégias Empresariais; Formação; Carreiras; Sector de Componentes para Automóvel.