SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Multinacionais de Obras Públicas na América LatinaStrategic determiners and factors of business management related to the defence industry índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

CORDEIRO, João Pedro. Estratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel. Encontros Científicos [online]. 2009, n.5, pp.146-164. ISSN 1646-2408.

Com este artigo pretende-se reflectir sobre a relação entre as estratégias empresariais e as práticas de desenvolvimento (gestão da formação e gestão das carreiras) dos quadros superiores nas empresas do sector de componentes para automóvel. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário. A amostra  é constituída por 72 empresas. Os resultados indicam que as práticas de desenvolvimento para os quadros superiores apresentam diferenciações consoante as estratégias de negócio preconizadas pelas empresas do sector de componentes para automóvel. Concluímos que as empresas do sector de componentes para automóvel, ao possuírem diferentes estratégias, possuem também diferentes formas de preconizar essas mesmas estratégias, as quais sustentam e são sustentadas por diferentes práticas de desenvolvimento, nomeadamente ao nível da gestão da formação e da gestão das carreiras.

Palavras-chave : Estratégias Empresariais; Formação; Carreiras; Sector de Componentes para Automóvel.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )