6Éxito empresarial y género en turismo rural 
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Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

 ISSN 1646-2408

HENRIQUES, Cláudia    CUSTODIO, Maria João. Turismo e Gastronomia: a valorização do património gastronómico na região do Algarve. []. , 6, pp.69-81. ISSN 1646-2408.

^lpt^aA Gastronomia constitui-se como importante atractivo turístico-cultural de um local, região ou pais. Portugal está identificado como um dos melhores destinos de Gastronomia e Vinhos da Europa e no seu Plano Estratégico Nacional de Turismo (2006-2015) “Gastronomia e Vinhos” é considerado um produto turístico a valorizar. No caso da região do Algarve, este produto é identificado como motivação secundária para quase todos os outros produtos estratégicos da região. Neste contexto, e sob o reconhecimento da importância do produto gastronómico, o presente artigo visa apresentar um projecto de investigação levado a cabo na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, durante dois anos lectivos - 2008/2009 e 2009/2010. Este estudo procurou averiguar a valorização da gastronomia tradicional, enquanto património intangível com valências turísticas, por parte das empresas de restauração localizadas em marinas e portos de recreio da região. Com tal intento assentou na análise de ementas e num inquérito por entrevista levado a cabo aos gestores/proprietários de restaurantes.^len^aGastronomy can be an important local, regional and country tourist and cultural attraction. Portugal is recognized as one of the best food and wine destinations in Europe and the "Gastronomy and Wines" product is identified as representing untapped potential for tourism by the National Strategic Plan of Tourism for Portugal (2006-2015) In Algarve, this product is regarded as a secondary motivation for almost all strategic products for the region. In this context, and recognizing the importance of gastronomy, this paper aims to present a project developed by the School of Management, Hospitality and Tourism of Algarve University in 2008/2009 and 2009/2010. The project looks to understand the value of traditional gastronomy as intangible heritage through restaurants located in regional marinas and recreational ports. A menu’s analysis and a set of interviews was carried out on restauranteurs.

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