6Aproximación al comportamiento de compra del turista de cruceros en Málaga 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

 ISSN 1646-2408

RAMOS, Célia M. Q.. Sistemas de Informação para a Gestão Turística. []. , 6, pp.107-116. ISSN 1646-2408.

Actualmente, o ser competitivo na sociedade actual significa ter uma base tecnológica adequada às respostas dos clientes. Na actividade turística, a necessidade de TIC (Tecnologias de Informação e de Comunicação) é ainda mais pertinente, uma vez que para vender o produto turístico, é necessário divulgar a informação que o caracteriza, é necessário organizá-la e geri-la para que seja possível a sua venda de acordo com as expectativas do turista. Após o consumo do produto turístico, é importante a partilha da experiência adquirida, com outros viajantes. O processo de compra e consumo de um produto turístico, só é possível se os turistas e os profissionais do sector tiverem acesso à informação pretendida, e para isso é necessário recorrer a sistemas que possibilitem: gerir alojamentos, gerir voos, distribuir, fidelizar os clientes, planear as viagens, entre outros. Todos os sistemas referidos, têm em comum a gestão de informação turística, o que permite concluir que são indispensáveis à actividade turística. O presente artigo tem o objectivo de apresentar os diversos sistemas de informação que coexistem no sector turístico, bem como apresentar os que são utilizados no canal de distribuição turística e por fim, mostrar as tendências que estes sistemas estão a provocar na actividade turística.

: Distribuição Electrónica em Turismo; Internet; Redes Sociais; Sistemas de Informação Turísticos; Turismo Electrónico.

        ·     · |     · ( pdf )