SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1A prevalência de doenças periodontais em Portugal e perceção digital nacional para o período 2004-2017: análise de dados do Global Burdenof Disease e GoogleTrends índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

FERNANDES, Natascha; GODINHO, Joana  e  JARDIM, Luis. A influencia do tratamento ortodontico pre-cirurgico no perfil dento-esqueletico de individuos com Classe III. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.1, pp.2-9.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.07.696.

Objetivos:

Este estudo cefalométrico pretendeu avaliar as alterações produzidas pelo tratamento ortodôntico pré-cirúrgico sobre as variáveis cefalométricas dento-esqueléticas do terço inferior da face, em pacientes com maloclusões severas de Classe III.

Métodos:

A amostra, constituída por 40 adultos, foi dividida em três grupos: sem extracções (N); extrações por razões ortodônticas (E); dentes previamente extraídos por razões não ortodônticas (E-NO). A influência do tratamento ortodôntico sobre as medições, bem como as diferenças iniciais entre grupos, foram determinadas utilizando testes t de Student. Para efetuar a comparação entre os três grupos, foi utilizada uma análise ANOVA. O nível de significância estatística foi estabelecido em 5%.

Resultados:

No Grupo E, os incisivos superiores foram significativamente (p<0,05) retraídos e retro-inclinados. Verificou-se uma proinclinação do incisivo inferior nos três grupos e ainda um avanço nos grupos N e E-NO. O incisivo superior permaneceu proinclinado no Grupo N e o incisivo inferior continuou retro-inclinado no Grupo E-NO. Foi observada uma rotação horária da mandíbula, com aumento da altura facial total e inferior, nos grupos E e E-NO. O molar superior mesializou nos três grupos.

Conclusões:

1) O ângulo SNA diminuiu no Grupo E à custa da retração do ponto A. 2) Observou-se uma rotação horária da mandíbula com aumento da altura facial total e inferior nos grupos com extrações. 3) As extrações permitiram uma maior descompensação dos incisivos no Grupo E. 4) No Grupo E-NO, os incisivos inferiores continuaram retro-inclinados depois do tratamento, uma vez que a retro-inclinação inicial era excessiva.

Palavras-chave : Má oclusão de Classe III; Cefalometria; Tratamento ortodôntico pré-cirúrgico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )