SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número1A influencia do tratamento ortodontico pre-cirurgico no perfil dento-esqueletico de individuos com Classe IIIReferências anatómicas na maxila para guiar o posicionamento de dentes artificiais anteriores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

MACHADO, Vanessa et al. A prevalência de doenças periodontais em Portugal e perceção digital nacional para o período 2004-2017: análise de dados do Global Burdenof Disease e GoogleTrends. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.1, pp.10-16.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.03.693.

Objetivos:

A progressão das doenças periodontais ao nível nacional de Portugal e a sua consciencialização pública são de grande interesse, principalmente devido ao elevado impacto da periodontite. O nosso objetivo foi avaliar a progressão da prevalência de doenças periodontais em Portugal e a consciencialização do público correspondente, entre 2004 e 2017, usando dados do GlobalBurden of Disease, Direção Geral de Saúde e Google® Trends.

Métodos:

Para o período 2004-2017, foram pesquisados dados nacionais portugueses da prevalência de doenças periodontais no Institute forHealth Metricsand Evaluationof Global Burdenof Disease e Direção Geral de Saúde e, para consciencialização do público, ferramenta de comparação do Google® Trends para as palavras em português para “Periodontite”, “Gengivite”, foram utilizadas as tendências “gengivas” e “doença periodontal”.

Resultados:

A prevalência geral de periodontite aumentou levemente de 11,3% para 11,7%, de acordo com o Global Burdenof Disease. Durante 2004-2017, o termo de pesquisa Google®Trends “Gengivas” foi o mais relevante. Aumentou constantemente ao longo do tempo, enquanto o termo de pesquisa “Doença periodontal” diminuiu, sendo essas tendências de pesquisa significativamente correlacionadas (ρ=-0,670; P=0,009). Além disso, o termo de pesquisa Google®Trends “Gengivite” foi significativamente correlacionado negativamente (ρ=-0,537; P=0,048), ao longo do tempo, com dados do Global Burdenof Disease. Osinternautasportugueses tendem predominantemente a procurar termos não médicos como “Gengivas”em vez de termos mais científicos como “Gengivite”, “Periodontite” ou “Doença periodontal”.

Conclusões:

Apesar das doenças periodontais em Portugal crescerem continuamente e acima da média mundial, os dados do Google® Trends mostram um aparente analfabetismo médico oral relacionado a doenças periodontais na população portuguesa. No entanto, a consciencialização digital para doenças periodontais aumentou com o tempo.

Palavras-chave : GlobalBurden of Disease; Google Trends; Iliteracia medica; Consciencialização publica; Doenças periodontais; Periodontite.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )