SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2Taxa de recorrência de ceratocistos odontogénicos: caracterização clínico-radiográfica ao longo de um período de 48 anos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

QUARESMA, Maria Carlos et al. Efeito da estimulacao eletrica funcional no bruxismo do sono - estudo clinico randomizado. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.2, pp.45-51.  Epub 30-Jun-2020. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.09.705.

Objetivos:

Ensaio clínico randomizado para comparação dos efeitos de 4 e 8 semanas do uso consecutivo de estimulação elétrica funcional na dor autorreferida, atividade muscular da mandíbula e intensidade média no ranger de dentes durante o sono por mais de 6 meses.

Métodos:

Este ensaio clínico randomizado estudou 48 pacientes diagnosticados de acordo com métodos estabelecidos, com bruxismo do sono e dor miofascial. Os pacientes foram alocados aleatoriamente no grupo I - estimulação elétrica funcional de 4 semanas (n=24) e no grupo II - 8 semanas de estimulação elétrica funcional (n=24). Os parâmetros primários avaliados foram o número de episódios presentes na eletromiografia por hora de sono, valores de dor na escala numérica de dor e intensidade média de rangido por noite. Foram utilizados modelos de análise de variância para comparar os resultados, estabelecendo-se um nível de significância de 5%.

Resultados:

Houve redução estatisticamente significante (p<0,05) no nível de dor (-71,7% e -71,2%, respetivamente) e intensidade média de rangido (-37,4% e -44,9%, respetivamente) no seguimento de 6 meses para o grupo I. A estimulação elétrica funcional reduziu a dor e a intensidade média de rangido por noite em pacientes com dor miofascial e bruxismo do sono (diagnóstico definitivo), com uma correlação positiva (p<0,05) entre os dois parâmetros primários.

Conclusões:

Os resultados deste estudo sugerem que a estimulação elétrica funcional em protocolos de 4 e 8 semanas são eficazes na redução dos sintomas dos pacientes relacionados ao bruxismo do sono.

Palavras-chave : Biofeedback; Estimulação elétrica funcional; Rangido; Dor; Bruxismo do sono; Músculo temporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )