SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número3Manifestações bucais da leucemia linfoblástica: estudo clínico em centro de referência hematológico no AmazonasDor durante o tratamento odontológico em pacientes com doença de Parkinson índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

CHANDRETTI, Paula Carolina de Souza; MEDEIROS, Yuri de Lima; VILELA, Eduardo Machado  e  ASSIS, Neuza Maria Souza Picorelli. Avaliação da dor pós-operatória com administração de midazolam em exodontias de terceiros molares inclusos mandibulares. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.3, pp.135-140.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.11.714.

Objetivos:

Avaliar a utilização do midazolam, administrado no pré-operatório de exodontias de terceiros molares inclusos mandibulares, na redução da dor pós-operatória e nas alterações de pressão arterial e frequência cardíaca.

Métodos:

Estudo clínico, prospetivo e randomizado. Foi utilizada amostra de 14 pacientes, de ambos os géneros, com idade entre 15 e 27 anos, e indicação para exodontia de terceiro molar inferior incluso. Foram divididos em dois grupos: Grupo Midazolam (n=7), que recebeu midazolam (15 mg, via oral, 1 h antes da cirurgia) e Grupo Controle (n=7), que não recebeu a droga. Foi investigado a possível diminuição do limiar de dor através de uma Escala Visual Analógica, além das características de hipotensão e bradicardia causadas pelo midazolam, em diferentes períodos de tempo.

Resultados:

Houve diferença estatisticamente significativa (p=0,01) entre o limiar de dor entre os dois grupos, pelo teste não paramétrico de Mann-Whitney. Enquanto, as alterações de pressão arterial e frequência cardíaca não foram estatisticamente significativas (p>0,05), comparando os dois grupos.

Conclusões:

A administração do midazolam não foi efetiva na redução de dor pós-operatória de exodontia de terceiros molares inclusos mandibulares. Além disso, a pressão arterial e a frequência cardíaca não tiveram alterações significativas pela administração do medicamento.

Palavras-chave : Cirurgia oral; Dor pós-operatória; Escala visual analógica; Midazolam; Terceiro molar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )