SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número3Dor durante o tratamento odontológico em pacientes com doença de Parkinson índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

GONCALO, Rani I. C. et al. Uma abordagem diagnóstica e clínica dos cistos odontogênicos glandulares: Relato de caso. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.3, pp.148-153.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.11.709.

O cisto odontogénico glandular (COG) é um cisto de desenvolvimento raro dos ossos maxilares que exibe comportamento biológico agressivo e propensão à recorrência. O objectivo do presente estudo é relatar um caso de COG com ênfase em seus aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos. Paciente do sexo feminino, 40 anos, compareceu ao serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial apresentando aumento de volume na região anterior de mandíbula.

A análise histopatológica revelou a presença de uma cavidade cística revestida por um epitélio não queratinizado de espessura variável, exibindo características consistentes com COG, como células mucosas e espaços microcísticos semelhantes a ductos. Foi realizada ressecção da lesão, seguida de reconstrução imediata. Após um ano de acompanhamento, a paciente encontra-se livre de recorrências. Dessa forma, este caso destaca a importância de um diagnóstico eficaz de COG, através da definição clara dos critérios histopatológicos, a fim de proporcionar o tratamento mais adequado e a ausência de recidivas.

Palavras-chave : Diagnóstico; Cistos maxilares; Mandíbula; Cistos odontogénicos; Tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )