SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número4Selantes de fissuras: conhecimentos, opinião, valores e pratica dos higienistas orais portuguesesAvaliação radiográfica do comprimento do retentor intracanal e sua correlação endodôntica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

FARIAS, Jener Gonçalves de et al. Estudo epidemiológico das lesões associadas à maxila e mandíbula diagnosticadas em centro de referência brasileiro no período de 11 anos. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.4, pp.162-168.  Epub 30-Dez-2020. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.11.719.

Resumo

Objetivos:

Determinar a prevalência das lesões associadas aos ossos maxilares biopsiadas em pacientes atendidos pelo Centro de Referência de Lesões Bucais (CRLB) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) no período de 2006 a 2017, identificando as três lesões mais frequentes e suas características clínicas.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo, realizado ao avaliar todos as laudos histopatológicos dos últimos 11 anos, que tiveram como diagnóstico histopatológico alguma das lesões associadas aos ossos maxilares preconizadas pela OMS (2017) e dados sobre os pacientes, como: género, idade, diagnóstico histopatológico e localização anatómica. As informações coletadas foram transpostas para tabelas através do Software Microsoft Office Excel Professional Plus (2013).

Resultados:

Foram encontrados 65 laudos conclusivos para lesões associadas aos ossos maxilares, com prevalência de 0,03. Os pacientes tiveram idade média de 45,2 anos, geralmente do género feminino e a região posterior da mandíbula como a mais acometida.

Conclusões:

As lesões mais frequentes foram a displasia cemento-óssea, displasia fibrosa e fibroma ossificante.

Palavras-chave : Biópsia; Doenças ósseas; Prevalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )