SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número4Perfil clínico-epidemiológico do Líquen Plano Oral em uma população do Nordeste do BrasilCisto de erupção em paciente com microcefalia: relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

FARINHA, Inês et al. Tratamento endodôntico não cirúrgico de um canino mandibularmapresentando um dens invaginatus tipo IIIb: Caso clínico. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2020, vol.61, n.4, pp.181-186.  Epub 30-Dez-2020. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2020.12.722.

O dens invaginatus consiste numa malformação no desenvolvimento dentário que poderá afetar a coroa e a raiz em casos mais extremos. O tratamento endodôntico preconizado nestas peças dentárias é mais complexo e desafiante. O objetivo deste artigo é apresentar um tratamento endodôntico não cirúrgico de um canino inferior diagnosticado com dens invaginatus tipo IIIb de Oehlers e com um abcesso periapical agudo. O tratamento consistiu em tratar somente a porção invaginada, mantendo a vitalidade pulpar. Após seis meses, o controlo radiográfico permite verificar a resolução da patologia periapical e a avaliação clínica confirma a manutenção da vitalidade pulpar. O tratamento endodôntico deste tipo de anomalia pode ser realizado com sucesso quando há um correto e atempado diagnóstico.

A tomografia computorizada de feixe cónico e a magnificação são muito úteis para a

abordagem destes casos.

Palavras-chave : Caso clínico; MTA; Dens in dente; Dent invaginatus; Endodontia; Tratamento endodôntico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )