SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Influência do comprimento, diâmetro e desenho do implante e da região anatómica na estabilidade implantar: ensaio clínico randomizado índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

MARTINS, Jorge N.R. et al. Comparação do desenho geométrico, características metalúrgicas e comportamento mecânico da lima SX da ProTaper Gold com 2 instrumentos réplica. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.1, pp.1-8.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.01.817.

Objetivos:

Aferir o desenho geométrico, características metalúrgicas e desempenho mecânico dos instrumentos réplica (réplica-like) da lima SX do sistema ProTaper Gold (PTG SX).

Métodos:

A presente investigação envolveu a avaliação do desenho geométrico, proporções de Ti/Ni, temperaturas de transformação de fase, resistência a torção e flexibilidade de 2 instrumentos réplica SX (Premium Taper Gold e Go-Taper Flex) e da lima original PTG SX.

Os grupos foram comparados usando os testes ANOVA unidirecional com post hoc Tukey ou Kruskal-Wallis dependendo do tipo de distribuição (gaussiana ou não-gaussiana) dos resultados (teste de Shapiro-Wilk). A significância estatística foi definida a 0,05.

Resultados:

Os 3 instrumentos SX apresentavam 9 lâminas, ângulos de hélice de ~21o, lâminas simétricas sem radial lands, desenho seccional em triângulo convexo, e proporções quase equiatómicas de Ti/Ni. Foram observadas diferenças nas pontas dos instrumentos. A analise do acabamento superficial mostrou uma superfície mais lisa na Premium Taper Gold e uma mais irregular na Go-Taper Flex. Foram observadas distintas temperaturas de transformação da fase R (Rs inicial, Rf final), entre os instrumentos PTG (Rs~48oC e Rf~30oC),

Go-Taper Flex (Rs~43oC e Rf~25oC) e Premium Taper Gold (Rs~30oC e Rf~15oC). Relativamente ao desempenho mecânico, a Go-Taper Flex apresentou menor torque máximo (0,5 N.cm) e maior resistência a flexão (582,2 gf) quando comparada com a PTG (0,8 N.cm e 447,1 gf) (P<0,05). Não foram identificadas diferenças entre a Premium Taper Gold e a PTG (P>0,05).

Conclusões:

Na globalidade, nenhuma das réplicas foi exatamente igual ao instrumento PTG SX original.

Palavras-chave : diferencial de varrimento; Espectroscopia de raios x; Stress mecanico; Liga de niquel-titanio; Forca torsional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )