SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Influence of implant design, length, diameter, and anatomic region on implant stability: a randomized clinical trialCorrelation between the attractiveness of the facial components and the smiling face in males and females author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Print version ISSN 1646-2890On-line version ISSN 1647-6700

Abstract

CARDOSO, Rita Matos  and  JARDIM, Joana Godinho, Luís. Adesão de brackets ortodônticos a polimetilmetacrilato: Efeito do tratamento de superfície e do sistema adesivo Palavras-chave:. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.1, pp.16-22.  Epub Mar 31, 2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.01.818.

Objetivos:

Avaliar a influência do tratamento de superfície e de sistemas adesivos na resistência adesiva e tipo de falha de brackets metálicos cimentados a superfícies de polimetilmetacrilato.

Métodos:

90 brackets metálicos (n=15) foram cimentados a discos de polimetilmetacrilato SR Ivocron envelhecidos, usando 3 condições de superfície (sem tratamento; jato de óxido de alumínio de 50 μm; broca de tungsténio), utilizando 2 combinações de adesivos (monómero de metilmetacrilato + Transbond XT Primer; Scotchbond Universal Adhesive) seguido do compósito Transbond XT. Brackets cimentados a 15 incisivos mandibulares humanos com Transbond XT foram usados como controlo. A resistência adesiva ao cisalhamento foi avaliada com Instron, após termociclagem e armazenamento em água destilada (37ºC, 7 dias). O tipo de falha foi classificado pelo índice de adesivo residual, utilizando um estereomicroscópio. Os dados foram analisados com uma análise de variância e testes post-hoc (p<0,05).

Resultados:

Verificaram-se diferenças significativas na adesão ao polimetilmetacrilato entre os tratamentos da superfície (p<0,001), sendo o jateamento com óxido de alumínio superior à abrasão com broca de tungsténio. O sistema adesivo não influenciou significativamente a resistência adesiva nem o tipo de falha (p=0,8415). Os grupos experimentais obtiveram valores de adesão inferiores aos do controlo (p=0,1566).

Conclusões:

O tratamento mecânico da superfície influenciou significativamente a adesão de brackets ao polimetilmetacrilato. O jato de óxido de alumínio foi o tratamento mecânico mais eficaz. A união acrílico-adesivo foi o elo mais fraco da interface adesiva. A adesão ao polimetilmetacrilato foi inferior à adesão ao esmalte, independentemente do tratamento de superfície e do adesivo.

Keywords : Adesão; Índice de adesivo residual; Adesivos; Brackets; Ortodontia; Polimetilmetacrilato; Resistência ao cisalhamento; Tratamento de superfície.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )