SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Influência do comprimento, diâmetro e desenho do implante e da região anatómica na estabilidade implantar: ensaio clínico randomizadoCorrelação entre atratividade da face a sorrir e dos seus componentes, em homens e mulheres índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

CARDOSO, Rita Matos  e  JARDIM, Joana Godinho, Luís. Adesão de brackets ortodônticos a polimetilmetacrilato: Efeito do tratamento de superfície e do sistema adesivo Palavras-chave:. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.1, pp.16-22.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.01.818.

Objetivos:

Avaliar a influência do tratamento de superfície e de sistemas adesivos na resistência adesiva e tipo de falha de brackets metálicos cimentados a superfícies de polimetilmetacrilato.

Métodos:

90 brackets metálicos (n=15) foram cimentados a discos de polimetilmetacrilato SR Ivocron envelhecidos, usando 3 condições de superfície (sem tratamento; jato de óxido de alumínio de 50 μm; broca de tungsténio), utilizando 2 combinações de adesivos (monómero de metilmetacrilato + Transbond XT Primer; Scotchbond Universal Adhesive) seguido do compósito Transbond XT. Brackets cimentados a 15 incisivos mandibulares humanos com Transbond XT foram usados como controlo. A resistência adesiva ao cisalhamento foi avaliada com Instron, após termociclagem e armazenamento em água destilada (37ºC, 7 dias). O tipo de falha foi classificado pelo índice de adesivo residual, utilizando um estereomicroscópio. Os dados foram analisados com uma análise de variância e testes post-hoc (p<0,05).

Resultados:

Verificaram-se diferenças significativas na adesão ao polimetilmetacrilato entre os tratamentos da superfície (p<0,001), sendo o jateamento com óxido de alumínio superior à abrasão com broca de tungsténio. O sistema adesivo não influenciou significativamente a resistência adesiva nem o tipo de falha (p=0,8415). Os grupos experimentais obtiveram valores de adesão inferiores aos do controlo (p=0,1566).

Conclusões:

O tratamento mecânico da superfície influenciou significativamente a adesão de brackets ao polimetilmetacrilato. O jato de óxido de alumínio foi o tratamento mecânico mais eficaz. A união acrílico-adesivo foi o elo mais fraco da interface adesiva. A adesão ao polimetilmetacrilato foi inferior à adesão ao esmalte, independentemente do tratamento de superfície e do adesivo.

Palavras-chave : Adesão; Índice de adesivo residual; Adesivos; Brackets; Ortodontia; Polimetilmetacrilato; Resistência ao cisalhamento; Tratamento de superfície.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )