SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número1Líquen Plano e abordagem terapêutica: um estudo retrospetivoAbordagem odontológica na síndrome de Coffin Siris: Relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

RODRIGUES, Naiara Santana et al. Epidermólise bolhosa - Uma série de 33 casos. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.1, pp.35-41.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.03.820.

Objetivos:

Apresentar uma série de casos retrospetiva, de indivíduos com diagnóstico de epidermólise bolhosa atendidos em um hospital universitário.

Métodos:

Foram avaliados dados socioeconómicos, frequência de comorbidades sistémicas e condição de saúde bucal em pacientes com diagnóstico de epidermólise bolhosa sob acompanhamento médico e odontológico, no período de 2014 a 2019, em um hospital universitário da rede pública em Salvador, Bahia, Brasil.

Resultados:

A amostra foi composta por 33 indivíduos com idades variando entre 0 e 41 anos. A análise socioeconómica demonstrou que a renda familiar de até um salário mínimo foi a mais frequente (72,6%). Quanto ao subtipo, o distrófico recessivo teve o maior número de casos (75,7%). Foi encontrada alta prevalência de comorbidades sistémicas e alterações estomatológicas

como a anemia, infeções, estenoses esofágicas, insuficiência cardíaca congestiva, carcinoma espinocelular, cicatrizes, microstomia, anquiloglossia, úlceras intrabucais e cárie dentária. O CPOD médio da amostra foi de 11,2, sendo o componente cariado o que mais contribuiu com o índice.

Conclusões:

As desordens estomatológicas são frequentes nos indivíduos com epidermólise bolhosa, resultando em modificações importantes na cavidade bucal, sintomatologia dolorosa, gengivite e um índice de CPOD elevado. Torna-se necessário a presença do médico dentista na equipa multiprofissional de modo a atuar precocemente na prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias bucais.

Palavras-chave : Assistência odontológica; Epidermólise bolhosa; Medicina bucal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )