SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Uso da laserterapia no tratamento de pacientes com paralisia de Bell: revisão crítica da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

SILVA, Emmanuel J.N.L. et al. Prevalência da configuração do sistema de canais radiculares na população brasileira analisada por tomografia computorizada de feixe cónico - revisão sistemática. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.2, pp.69-80.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.03.829.

Objetivos:

Este estudo realizou uma revisão sistemática de estudos de prevalência da anatomia analisados por tomografia computadorizada de feixe cônico no intuito de compreender os tipos de configuração da raiz e do canal radicular em subpopulações brasileiras.

Métodos:

Esta revisão sistemática seguiu os princípios da PRISMA. Quatro bases de dados eletrônicas (PubMed, ScienceDirect, Lilacs e Cochrane Collaboration) foram acessadas utilizando-se termos MeSH e palavras-chave de termos livre. Os estudos foram selecionados de acordo com critérios pré-definidos. Referências dos estudos coletados, 3 jornais endodônticos com revisão em pares e 2 jornais odontológicos com revisão em pares baseados em evidência científica foram manualmente pesquisados. Os autores foram contatados para informações adicionais, se necessário. Os estudos elegíveis foram submetidos a uma avaliação de mérito científico independentemente por 2 avaliadores, os quais também alcançaram um consenso para o escore de cada estudo utilizando-se a ferramenta Joanna Briggs Institute Critical Appraisal para estudos de prevalência.

Resultados:

Um total de 2.266 estudos foram identificados. Após análise, 20 artigos de periódicos em textos completos foram avaliados para elegibilidade e 17 foram incluídos para síntese quantitativa. Uma alta prevalência de incisivos inferiores apresentando dois canais radiculares foi observada (~35.0% - 40.0%). Além disso, uma alta proporção de segundos pré-molares superiores apresentando morfologia bi-radicular (17.0% - 28.4%) e dois canais radiculares (50.1% - 75.0%) foi identificada. Uma elevada variação e alta prevalência de segundo canal mésio-vestibular foram detectadas para ambos primeiros (37.1% - 88.5%) e segundos (21.8% - 83.4%) molares. Uma prevalência de segundo canal radicular variando entre 12.4% a 23.4% foi observada na raiz distal de primeiros molares inferiores.

Conclusões:

Em conclusão, diferentes subpopulações brasileiras podem apresentar diferentes características em relação a configuração da raiz e do canal radicular. Os clínicos devem estar cientes destas variações para adequado planejamento do tratamento endodôntico.

Palavras-chave : Brasil; Tomografia computadorizada de feixe conico; Prevalencia; Tratamento dos canais radiculares; Revisao sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )