SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Prevalência da configuração do sistema de canais radiculares na população brasileira analisada por tomografia computorizada de feixe cónico - revisão sistemáticaBruxismo em alunos do 5.º ano do curso de Medicina Dentária: Prevalência e fatores associados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

BELEM, Ludmila M et al. Uso da laserterapia no tratamento de pacientes com paralisia de Bell: revisão crítica da literatura. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.2, pp.81-86.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.06.832.

O objetivo foi identificar a evidência acerca da efetividade da laserterapia no tratamento de paralisia de Bell. Foram incluídos ensaios clínicos indexados na Pubmed, SciELO, Lilacs e na literatura cinzenta, sem limites de data. Foram incluídos 5 estudos, dos quais dois tinham nível de evidência I e três nível de evidência III. A laserterapia de baixa intensidade foi o tratamento mais frequente e as terapias associadas foram exercícios e massagens faciais, terapia magnética, bloqueio do gânglio estrelado e biofeedback/eletromiografia. Concluiu-se que há poucos estudos de boa qualidade metodológica e níveis de evidência para garantir a efetividade da laserterapia no tratamento de paralisia de Bell. Contudo, os resultados sugerem a redução ou a resolução das sequelas da paralisia de Bell dos pacientes tratados com laser, em combinação ou não com outras terapias.

Palavras-chave : Paralisia de Bell; Reabilitação; Terapia a laser.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )