SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3Tratamentos da halitose: uma revisão sistemática qualitativa dos últimos cinco anosInfluência do cimento na resistência à fratura de coroas de resina nanocerâmica sobre margens knife-edge: Estudo piloto índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

CARDOSO, Ana Beatriz et al. Eficácia do branqueamento em consultório com diferentes barreiras de tecidos moles - ensaio clínico aleatorizado. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.3, pp.141-149.  Epub 30-Set-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.07.840.

Objetivos:

Avaliar a eficácia do branqueamento dentário de técnica in-office paint-on com peróxido de hidrogénio a 6% com dois tipos diferentes de materiais de isolamento relativo.

Métodos:

Vinte pacientes foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, submetidos a profilaxia dentária profissional e alocados aleatoriamente num de dois grupos. Foi realizado o protocolo de técnica de branqueamento in-office (VivaStyle Paint On PIus, lvoclar-Vivadent®, Liechtenstein) com dois materiais de isolamento relativo: Grupo 1 - Vaselina; Grupo 2 - resina block-out. A eficácia de branqueamento foi avaliada com ΔE00 e ΔWID, calculados a partir dos valores CIE L*a*b* obtidos por análise espectrofotométrica (SpectroShade). Testes estatísticos apropriados foram realizados para analisar diferenças intragrupo nos valores CIE L*a*b* e WID e diferenças intergrupo em ΔE00 e ΔWID com α=0,05.

Resultados:

Ambos os grupos apresentaram diferenças estatisticamente significativas (P<0,01) no CIE L*a*b* e WID. Tanto ΔE00 quanto ΔWID ultrapassaram o limite de aceitabilidade (ΔE00 >1,8; ΔWID > 2,60). O Grupo 2 apresentou valores médios estatisticamente significantes superiores (P<0,01) com ΔE00 = 3,5 ± 1,5 e ΔWID = 8,6 ± 4,2.

Conclusões:

A técnica de branqueamento dentário in-office do tipo paint-on a 6% peróxido de hidrogénio apresentou eficácia clínica, porém dependente do material de isolamento, com melhores resultados na aplicação de resina block-out, sugerindo a sua recomendação clínica.

Palavras-chave : Cor; Peróxido de hidrogénio; Verniz; Vaselina; Espectrofotometria; Dente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )