SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3Influência do cimento na resistência à fratura de coroas de resina nanocerâmica sobre margens knife-edge: Estudo pilotoCisto odontogénico calcificante associado a um pseudocisto antral: tratamento de um relato de caso incomum e atualização dos principais achados índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

ANDRADE, Natália Medeiros et al. Medo odontológico moderado e elevado relacionado ao sexo e à idade usando o Children’s Fear Survey Schedule-Dental Subscale. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.3, pp.157-162.  Epub 30-Set-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.08.841.

Objetivo:

Avaliar a relação entre os itens do questionário Children’s Fear Survey Schedule-Dental Subscale (CFSS-DS) e o sexo e a idade de crianças com níveis de medo odontológico moderado e elevado.

Métodos:

Estudo transversal, realizado em um município da região Nordeste do Brasil, com 185 crianças entre 8 e 10 anos, de ambos os sexos, que tiveram escore mínimo de 32 no questionário CFSS-DS, pontuação que configurava como com medo odontológico. Foi realizada a análise estatística descritiva, testes de Kolmogorov-Smirnov, U de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados:

A maioria das crianças era do sexo feminino (59,5%) e tinha 9 anos (37,3%). A média do escore total do CFSS-DS foi de 40,44 ± 6,81 (com mínimo de 32 e máximo de 75). De acordo com o CFSS-DS, 53,5% das crianças apresentaram elevado medo odontológico. Os itens: “Anestesia”, “Uma pessoa que você não conhece encostar em você”, “Motorzinho do dentista”, “Alguém colocar instrumentos na sua boca”, “Engasgar” e “Ter que ir para o hospital” apresentaram os maiores valores de mediana. Houve diferença significativa entre as crianças para o item “Uma pessoa que você não conhece encostar em você” (p=0,001).

Conclusão:

O item “Uma pessoa que você não conhece encostar em você” do questionário CFSS-DS apresentou diferença estatisticamente significante com a idade, não existindo diferenças nos demais itens em relação ao sexo.

Palavras-chave : Criança; Ansiedade dentária; Odontologia; Epidemiologia; Saúde bucal; Dentista pediátrico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )