SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue4Buccolingual root dimension of permanente mandibular canines as a complementary estimator of sex: a pilot studyOral health-related knowledge and practices among a cohort of pregnant Portuguese women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Print version ISSN 1646-2890On-line version ISSN 1647-6700

Abstract

LUIS, Luis S.; ASSUNCAO, Victor; MELO, Helena  and  LUIS, Henrique S.. Avaliação do nível de literacia em saúde de alunos do ensino superior: evolução ao longo da formação. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.4, pp.223-228.  Epub Dec 30, 2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.12.848.

Objetivos:

Este trabalho tem dois objetivos: contribuir para avaliar o nível de literacia em saúde dos estudantes do ensino superior, na área da saúde e contribuir para a formulação de estratégias para adaptar os conteúdos da formação às necessidades dos estudantes.

Métodos:

Neste estudo longitudinal observacional foi aplicado um questionário de avaliação da literacia em saúde (NVS) a estudantes de 3 Escolas de Saúde e 2 cursos diferentes (Enfermagem e Higiene Oral), no início do primeiro ano escolar, e no final do terceiro ano.

Resultados:

Menos de 5% dos estudantes participantes neste estudo tinham uma literacia de saúde inadequada à entrada para o curso. As mulheres apresentam um melhor nível de literacia de saúde do que os homens, embora não tenha sido encontrado qualquer significado estatístico (p=0,153). Os ganhos do nível de literacia de saúde são diferentes entre os cursos. Os estudantes de enfermagem começaram com um nível mais elevado de literacia de saúde, mas foram ultrapassados pelos estudantes de higiene oral no final do 3º ano de escolaridade. No entanto o nível de literacia em saúde não diferiu, estatisticamente, ao longo da formação, embora se tenha observado um aumento do nível de literacia em saúde.

Conclusões:

A relação entre literacia em saúde e saúde é reconhecida. As instituições de ensino superior precisam de formular estratégias para adaptar os conteúdos da formação às necessidades dos estudantes e ao seu nível de literacia em saúde de modo a capacitar os estudantes para a aprendizagem ao longo da formação.

Keywords : Educação para a saúde; Literacia da saúde; Promoção da saúde; Enfermagem; Higiene oral.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )