SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Conhecimentos e práticas relacionadas à saúde bucal em uma coorte de gestantes portuguesasImpacto da COVID-19 nos profissionais de saúde oral índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

CARVALHO, Bruna  e  PEREIRA, Maria de Lurdes. Conhecimentos e atitudes dos professores, em Timor-Leste, sobre saúde oral das crianças e seus determinantes. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.4, pp.237-245.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.12.849.

Objetivos:

Caracterizar os conhecimentos e atitudes dos professores portugueses e timorenses da Educação Pré‑Escolar e dos 1.º e 2.º ciclos que lecionam em Timor‑ Leste em relação à saúde oral das crianças e seus determinantes.

Métodos:

Neste estudo do tipo transversal, foi aplicado um questionário autoaplicado online para a recolha de dados. Foram convidados a participar neste estudo 13 escolas e 149 professores. Para a análise estatística, foram determinadas as frequências absolutas e relativas, a média e o desvio‑padrão.

Resultados:

Foi obtida uma taxa de participação de 69,1% com 103 professores a reponderem ao questionário. A maioria dos professores era do sexo feminino (66,0%) e de nacionalidade timorense (51,5%). A maioria afirmou verificar a alimentação que os alunos trazem de casa para consumirem na escola (67,0%) e confirma que tem a perceção de quais são os alunos

que têm uma higiene oral inadequada (72,8%). A maioria dos participantes, 82,5%, sente necessidade de formação na área da saúde em contexto escolar.

Conclusões:

Foi verificado que os professores tinham um bom conhecimento em relação à saúde oral das crianças, no entanto, estes não eram aproveitados nos programas escolares de educação em saúde oral. É fundamental apostar na formação dos professores para que eles se sintam mais confiantes em ministrar programas escolares de saúde oral e, assim, a escola possa ser um meio eficaz de promoção de saúde oral.

Palavras-chave : Atitude; Conhecimento; Professores da escola; Saúde oral; Timor-Leste.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )