SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número4Conhecimentos e atitudes dos professores, em Timor-Leste, sobre saúde oral das crianças e seus determinantesFrenectomia labial superior na dentição mista associada a diastema interincisivo: relato de caso índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

ROMANI, Jory G. et al. Impacto da COVID-19 nos profissionais de saúde oral. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2021, vol.62, n.4, pp.246-253.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2021.12.855.

Objetivos:

O presente estudo teve como objetivo identificar o impacto físico, psicológico, social e económico da pandemia de COVID-19 no quotidiano dos profissionais de saúde oral em Portugal.

Métodos:

Foi realizado um estudo observacional e transversal, sob a forma de questionário on-line com 32 perguntas, através da plataforma Google Forms, sendo o link depois partilhado com os profissionais de saúde oral, em Portugal, via e-mail e redes sociais.

Resultados:

O presente questionário obteve 364 respostas. Relativamente ao impacto da COVID-19 na prática clínica, 48.1% dos profissionais reportou que o número de horas de trabalho diminuiu e cerca de 74% referiu uma diminuição do seu rendimento mensal. Quando questionados acerca da afluência de pacientes, 43% indicou que diminuiu. Cerca de 30% dos inquiridos assinalou que a situação atual tem afetado a qualidade dos tratamentos efetuados. Quanto ao impacto da COVID-19 na saúde física e mental, os participantes relataram um aumento do cansaço e dos níveis de stress/ansiedade. A grande maioria (74.2%) admitiu levar o stress do trabalho para casa. Por fim, 92,3% tem conhecimento e aplica as regras de remoção dos equipamentos de proteção individual.

Conclusões:

O presente estudo concluiu que a pandemia de COVID-19 teve um claro impacto psicológico, social, físico e económico nos profissionais de saúde oral em Portugal. Portanto, sugerimos que as instituições nacionais de saúde pública devem transmitir a confiança de que os consultórios dentários são ambientes seguros, como também devem ser criados mecanismos de apoio psicológico e financeiro para os profissionais mais afetados.

Palavras-chave : COVID-19; Pandemia; Prática dentária; SARS-CoV-2.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )