SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número1Analgesia pré-operatória em cirurgia de terceiro molar: Um ensaio clínico randomizado comparando duas associações multimodais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

FELICITA, A. Sumathi  e  THOMAS, Lirin Ann. Resultado geral do tratamento alcançado durante a distalização de toda a dentição maxilar através de mini-implantes - Um estudo clínico observacional analítico de centro único. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.1, pp.3-11.  Epub 30-Mar-2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.01.860.

Objetivos:

Avaliar o resultado geral do tratamento e os efeitos secundários indesejáveis durante a distalização de toda a dentição maxilar através de mini-implantes.

Métodos:

Foram selecionados 17 pacientes com idade superior a 15 anos com discrepância dento-alveolar ligeira a moderada. O nivelamento e o alinhamento foram realizados com fio de aço inoxidável de 0.018” x 0.025” numa ranhura de 0.022. Colocou-se um mini-implante de 1,2x8 mm bilateralmente na junção mucogengival entre o segundo pré-molar superior e o primeiro molar permanente. Aplicou-se uma força distalizadora de 200 gramas. Foram obtidos cefalogramas laterais e modelos de gesso antes do movimento distal da dentição superior e seis meses depois. Os modelos de gesso foram avaliados com um software CAD-CAM. Os dados foram analisados estatisticamente com o teste de Wilcoxon.

Resultados:

Observou-se intrusão de toda a arcada superior com diminuição da altura facial ântero-inferior e do índice de proporção facial. A extensão média de distalização molar alcançada

foi de 1,7 mm, a uma taxa de 0,29 mm/mês. Verificou-se inclinação distal dos molares superiores em 3,8° e retração dos incisivos centrais superiores em 2,3°. Não ocorreram efeitos secundários indesejáveis, como alargamento dos incisivos, extrusão dos molares ou abertura da mordida. Detetou-se reabsorção radicular na maioria dos casos.

Conclusões:

O resultado geral do tratamento de distalização da dentição superior foi bom. Este método é benéfico em pacientes com discrepância dento-alveolar ligeira a moderada, especialmente casos de Classe II, padrões verticais e pacientes com relação terminal no molar. Detetou-se uma ligeira reabsorção radicular nos dentes anteriores superiores.

Palavras-chave : Estudo clínico; Movimento distal da dentição Maxilar; Mini-implante; Resultado do tratamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )