SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue2Comparative evaluation of post-operative pain after using manual irrigation and EDDY during root canal irrigationHealth literacy of Portuguese university students from oral-health-related courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

Print version ISSN 1646-2890On-line version ISSN 1647-6700

Abstract

FIGUEIRA, Catarina; BIZARRA, Fátima; EIRAS, Margarida  and  SILVA, Carina. Cultura de segurança do doente na medicina dentária portuguesa: Validade e fiabilidade do instrumento. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.2, pp.68-75.  Epub June 30, 2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.06.872.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivo adaptar, validar e analisar a fiabilidade do Medical Office Survey on Patient Safety Culture (MOSPSC) para os cuidados de medicina dentária em Portugal.

Métodos:

A versão portuguesa do MOSPSC, da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), foi adaptada para os cuidados de medicina dentária em Portugal. Seis especialistas foram responsáveis pela análise semântica e validade de conteúdo. Para a análise de fiabilidade foi calculado o alfa de Cronbach e a average inter-item correlation (AIIC). A análise fatorial confirmatória (AFC) avaliou a qualidade do ajustamento do modelo associado ao modelo teórico proposto pela AHRQ. Os testes de ajustamento utilizados foram o quociente entre o qui-quadrado e o número de graus de liberdade (χ2/df), o índice goodness-of-fit (GFI), o índice comparative fit (CFI), o índice Tucker-Lewis (TLI), o parsimony GFI e o índice root mean square error of approximation (RMSEA).

Resultados:

Na amostra inicial procedeu-se à análise de valores omissos, resultando numa amostra final de 143 participantes. O modelo proposto pela AFC correspondeu à junção de dois pares de dimensões (dimensões “comunicação acerca do erro” e “abertura na comunicação”; “processos e padronização” e “pressão e ritmo de trabalho”). O modelo proposto obteve uma boa consistência global (alfa de Cronbach α=0,93; AIIC=0,27) e um ajustamento global moderado face à amostra em estudo (χ2/df=5,63; GFI=0,90; CFI=0,90; TLI=0,88; PGFI=0,67; RMSEA=0,18; p<0,001; IC de 90% RMSEA [0,175;0,186]).

Conclusões:

A estrutura do modelo proposto resultou em oito dimensões, que obtiveram uma boa fiabilidade e uma validade de constructo moderada.

Keywords : Medicina dentária; Segurança do doente; Portugal; Fiabilidade; Cultura de segurança; Validade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )