SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número2Avaliação comparativa da dor pós-operatória após o uso de irrigação manual e EDDY durante a irrigação canalarLiteracia em saúde de estudantes universitários portugueses de cursos da área da saúde oral índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial

versão impressa ISSN 1646-2890versão On-line ISSN 1647-6700

Resumo

FIGUEIRA, Catarina; BIZARRA, Fátima; EIRAS, Margarida  e  SILVA, Carina. Cultura de segurança do doente na medicina dentária portuguesa: Validade e fiabilidade do instrumento. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxilofac [online]. 2022, vol.63, n.2, pp.68-75.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1646-2890.  https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2022.06.872.

Objetivos:

Este estudo teve como objetivo adaptar, validar e analisar a fiabilidade do Medical Office Survey on Patient Safety Culture (MOSPSC) para os cuidados de medicina dentária em Portugal.

Métodos:

A versão portuguesa do MOSPSC, da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ), foi adaptada para os cuidados de medicina dentária em Portugal. Seis especialistas foram responsáveis pela análise semântica e validade de conteúdo. Para a análise de fiabilidade foi calculado o alfa de Cronbach e a average inter-item correlation (AIIC). A análise fatorial confirmatória (AFC) avaliou a qualidade do ajustamento do modelo associado ao modelo teórico proposto pela AHRQ. Os testes de ajustamento utilizados foram o quociente entre o qui-quadrado e o número de graus de liberdade (χ2/df), o índice goodness-of-fit (GFI), o índice comparative fit (CFI), o índice Tucker-Lewis (TLI), o parsimony GFI e o índice root mean square error of approximation (RMSEA).

Resultados:

Na amostra inicial procedeu-se à análise de valores omissos, resultando numa amostra final de 143 participantes. O modelo proposto pela AFC correspondeu à junção de dois pares de dimensões (dimensões “comunicação acerca do erro” e “abertura na comunicação”; “processos e padronização” e “pressão e ritmo de trabalho”). O modelo proposto obteve uma boa consistência global (alfa de Cronbach α=0,93; AIIC=0,27) e um ajustamento global moderado face à amostra em estudo (χ2/df=5,63; GFI=0,90; CFI=0,90; TLI=0,88; PGFI=0,67; RMSEA=0,18; p<0,001; IC de 90% RMSEA [0,175;0,186]).

Conclusões:

A estrutura do modelo proposto resultou em oito dimensões, que obtiveram uma boa fiabilidade e uma validade de constructo moderada.

Palavras-chave : Medicina dentária; Segurança do doente; Portugal; Fiabilidade; Cultura de segurança; Validade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )